Ultima Online (mais conhecido também como UO) é um dos primeiros MMORPGs (Massive Multiplayer On-Line Role Play Games) lançados comercialmente, em 30 de setembro de 1997 pela Origin Systems. Já foi um dos três MMORPGs mais jogados no mundo. O jogo é situado num universo semelhante aos outros jogos da série Ultima, em um cenário medieval.
O criador do Ultima Online é Richard Garriott, conhecido como Lord British. Mesmo criador do Ultima VII The Black Gate, Ultima VIII Pagan e Lineage II. Richard deixou de participar na criação do ultima a partir de 2000, quando o desenvolvimento do Ultima Online 2 foi vetado pela EA. A partir dai ficou claro um conflito de interesse, e Garriot criou outra empresa de games, junto com seu irmão, que mais tarde veio a se unir a NCsoft.
Através da longa história de Ultima Online, houve muitos lançamentos do jogo, em lojas e virtualmente. Várias sequências estiveram em desenvolvimento mas foram canceladas, e expansões foram lançadas regularmente, todas com novo conteúdo na forma de cenários, arte, missões, itens ou mecânica de jogo.
- Ultima Online: The Second Age (1 de Outubro de 1998) Novas áreas do jogo chamada de Lost Lands, também um sistema de Bate-papo e novas criaturas. Conhecida como T2A esta versão foi lançada com em duas caixas diferentes com desenhos diferentes.
- Ultima Online: Renaissance (3 de Abril de 2000) O mundo dobrara de tamanho, uma cópia do mapa foi feita. Os mundos Felucca e Trammel foram introduzidos. O mundo de Trammel não permite que os jogadores matem uns aos outros, já Felucca sim. Felucca também tem um estilo mais "dark".
- Ultima Online: Third Dawn (7 de Março de 2001) A maior mudança nesta versão foi adição do cliente 3D. Áreas exclusivas do Third Dawn, chamada Ilshenar, também foram criadas, somente sendo acessíveis a partir do cliente 2D na versão Lord Blackthorn's Revenge em diante.
- Ultima Online: Lord Blackthorn's Revenge (24 de Fevereiro de 2002) trouxe "um novo mundo sombrio baseado em novos personagens de Todd McFarlane" para o Ultima Online com inteligência artificial melhorada, sistema de ajuda in-game, e criação de personagens aperfeiçoada.
- Ultima Online: Age of Shadows (Fevereiro de 2003) Também conhecida como AOS, trouxe grandes expansões de terrenos no mundo de Malas com muito espaço para casas, duas novas classes de personagens (Paladino e Necromancer) e a possibilidade de customizar a construção de casas. A resistência das armaduras foi subdividida em cinco tipos e muitas propriedades novas foram adicionadas, afetando diretamente as batalhas no jogo.
- Ultima Online: Samurai Empire (2 de Novembro de 2004) Introduziu a mitologia e folclore asiáticos no jogo, duas classes novas (Ninja e Samurai), além de novas terras, as Ilhas Tokuno.
- Ultima Online: Mondain’s Legacy (30 de Agosto 2005) [Cliente inicial 4.0.11c] Nova raça, Elfos, e uma habilidade nova, spellweaving.
- Ultima Online: Kingdom Reborn (2007) [Cliente inicial 2.46.0.3] Versão comemorativa de 10 anos da série, que ao invés de apenas adicionar novos monstros ou itens, possuirá também a premissa de executar uma "plástica completa" no game, ou seja, uma reformulação gráfica nas mais de nove mil peças de arte que formam o jogo. Apesar desta mudança brusca, a EA informou que os usuários que decidirem migrar para a nova versão terão os seus itens, avanços e progressos perfeitamente conservados.
- Ultima Online: Stygian Abyss (8 de Setembro de 2009) apresenta uma nova raça jogável, os Gárgulas; áreas adicionais e três habilidades novas: Imbuing, Mysticism e Throwing. Stygian Abyss também apresenta melhoras significantes ao Kingdom Reborn client, que foi renomeado para Enhanced Client.
Habilidades/skills:
No UO originalmente não existe o sistema de "level" (níveis), apenas skills, elas tem uma importância fundamental, sendo geralmente determinante na maioria das tarefas (incluindo a própria sobrevivência do personagem). Existe a possibilidade de escolha, conforme o servidor, de até 3 habilidades iniciais com até (mais uma vez, isso pode variar) 100 pontos para distribuir entre estar, sendo no máximo 50 na mesma skill (esta limitação impede que se crie um personagem com total domínio sobre qualquer perícia). Cada ponto equivale, teoricamente, a 1% de domínio sobre aquela perícia. Durante o jogo os personagens tem a oportunidade de evoluírem suas skills de acordo com suas necessidades e ações. As habilidades no jogo são dividias em categorias:
- Miscelâneas
- Combate
- Ação
- Sabedoria e conhecimento
Abaixo uma tabela com o nome de todas as perícias, seus títulos e a rentabilidade (gold ganho com a profissão).
Habilidade | Nome em português | Categoria | Título | Rentabilidade |
---|---|---|---|---|
Alchemy | Alquimia | Miscelâneas | Alchemist | Alta |
Anatomy | Anatomia | Ação | Healer | Nenhuma |
Animal Lore | Conhecimento Animal | Sabedoria | Ranger | Nenhuma |
Animal Taming | Domesticação de Animais | Ação | Tamer | Baixa/Média |
Archery | Arcoaria | Combate | Archer | Média |
Arms Lore | Conhecimento em Armas | Sabedoria | Warrior | Nenhuma |
Begging | Mendigar | Ação | Beggar | Baixa |
Blacksmithy | Forja de itens metálicos | Miscelâneas | Smith | Alta |
Bowcraft & Fletching | Fabricação de arcos e Flechas | Miscelâneas | Bowyer | Alta |
Bushido | Caminho do Guerreiro | Miscelâneas | Samurai | Nenhuma |
Camping | Acampamento | Ação | Ranger | Baixa/Média |
Carpentry | Carpintaria | Miscelâneas | Carpenter | Média |
Cartography | Cartografia | Ação | Cartographer | Baixa |
Chivalry | Caminho da Ordem | Miscelâneas | Paladin | Nenhuma |
Cooking | Cozinhar | Miscelâneas | Chef | Média |
Detecting Hidden | Detectar jogadores invisíveis | Ação | Scout | Nenhuma |
Discordance | Discórdia | Ação | Bard | Nenhuma |
Evaluating Inteligence | Avaliação de Inteligência | Sabedoria | Scholar | Nenhuma |
Fencing | Esgrima com armas de Perfuração | Combate | Fencer | Média |
Fishing | Pescaria | Miscelâneas | Fisherman | Média |
Focus | Concentração | Miscelâneas | Stoic | Nenhuma |
Forensic Evaluation | Investigação Forense | Sabedoria | Detective | Nenhuma |
Healing | Curar (Médico) | Miscelâneas | Healer | Nenhuma |
Herding | Guiar | Miscelâneas | Shepherd | Nenhuma |
Hiding | Esconder-se | Ação | Rogue | Nenhuma |
Inscription | Inscrição/Pergaminhos/Scrolls | Ação | Scribe | Média |
Item Identification | Identificação de Itens | Sabedoria | Merchant | Nenhuma |
Lockpicking | Arrombar | Ação | Rogue | Variável |
Lumberjacking | Lenhar | Miscelâneas | Lumberjack | Média/Alta |
Mace Fighting | Combate com Maça/Mangual | Combate | Armsman | Média |
Magery | Magia | Miscelâneas | Mage | Média |
Meditation | Meditação | Miscelâneas | Stoic | Nenhuma |
Mining | Mineração | Miscelâneas | Miner | Média/Alta |
Musicianship | Música | Miscelâneas | Bard | Nenhuma |
Necromancy | Necromancia | Miscelâneas | Necromancer | Nenhuma |
Ninjitsu | Caminho do Ninja | Miscelâneas | Ninja | Média |
Parrying | Defender-se | Combate | Warrior | Nenhuma |
Peacemaking | Acalmar/paralisar | Ação | Bard | Nenhuma |
Poisoning | Envenenamento | Ação | Assassin | Nenhuma |
Provocation | Provocar | Ação | Bard | Nenhuma |
Remove Trap | Remover Armadilhas | Ação | Rogue | Nenhuma |
Resisting Spells | Resistência à Magias | Miscelâneas | Mage | Nenhuma |
Snooping | Bisbilhotar ou espiar | Miscelâneas | Pickpocket | Nenhuma |
Spirit Speak | Falar com Espíritos | Ação | Medium | Nenhuma |
Stealing | Roubar | Miscelâneas | Pickpocket | Variável |
Stealth | Mover-se Ocultamente | Ação | Rogue | Nenhuma |
Swordsmanship | Técnica de combate com armas de balanço | Combate | Swordsman | Média |
Tactics | Táticas de Combate | Combate | Warrior | Nenhuma |
Tailoring | Alfaiate | Miscelâneas | Tailor | Média/Alta |
Taste Identification | Identificação através do gosto/sabor | Sabedoria | Chef | Nennhuma |
Tinkering | Pré-Engenharia | Miscelâneas | Tinker | Média/Alta |
Tracking | Rastrear | Ação | Ranger | Nenhhuma |
Veterinary | Veterinária | Miscelâneas | Veterinarian | Nenhuma |
Wrestling | Combate com as mãos | Combate | Wrestler | Baixa/Média |
Títulos ganhos conforme a % de treino da skill.
Domínio(%) | Título | Título em Português |
---|---|---|
>120 | Legendary | Lendário(a) |
110 | Elder | Ancião(ã) |
100 | Grandmaster | Grande Mestre |
90 | Master | Mestre |
80 | Adept | Adepto |
70 | Expert | Experiente |
60 | Journeyman | Praticante |
50 | Apprentice | Aprendiz |
40 | Novice | Iniciante |
30 | Neophyte | Novato |
<29 | None | Nenhum |
Estas são apenas as perícias que você pode desenvolver no jogo, mas existem milhares de aventuras, desafios...
Enfim Ultima Online realmente é um dos melhores MMOs já criados, digo isso porque joguei durante 4 anos, não cheguei a pegar a época onde UO estava no topo, mas a magia que acontece no primeiro momento seu dentro do jogo é algo incrível, a sua jogabilidade é das melhores, e do seu sistema posso dizer o mesmo.
Alem de existir milhares de alternativas para se jogar, escolhas entre ser um guerreiro que explora as maiores cavernas, e mata os mais terríveis dragões e monstros, você pode ser também um grande mercante, confeccionando tecidos, extraindo minérios, e criando as melhores roupas de couro, e armaduras pesadas de ferro até titanio ou mithril, para os guerreiros e exploradores, assim acumulando suas riquezas.
Existe também o sistema de moradias, onde você compra a escritura da casa, e pode escolher o local pelo mundo a fora para locar sua bela moradia, e decorá-la como bem entender, com móveis de trabalho, (costura, bigornas, forges...), como quadros etc.
Ou poderás comprar a moradia de outro jogador, negociando assim o valor da mesma, e fazendo a transferência da casa.
Outra alternativa, é virar ladrão, andar hidado (invisível) pelo meio dos trabalhadores e mineradores nas minas e cavernas, você tem a opção de abrir a mochila do alvo e roubar itens de dentro, mas cuidado, após o ato seu nome ficará cinza, momento este que se sua vítima estiver esperta, poderá chamar os guardas da cidade e você estará morto, ficando todos os itens do seu roubo no seu corpo, podendo ser recuperados pela vítima ou alguém que passar por ali.
Bom, se eu for ficar aqui falando todas as possibilidades que existem dentro deste game, levaria dias, para saber mais e descobrir por si só as milhares de escolhas, aventuras, desafios, diversão, batalhas e tudo mais, só jogando, ta esperando oque?
Fonte: Wikipédia